sexta-feira, 10 de abril de 2009

Não sei, sempre foi assim

Olá de novo.

Gostava de relatar aqui uma experiência científica, que, deixando as devidas distâncias pode ser aplicado à nossa realidade e daí ter usado a mesma expressão na postagem anterior.

Eis a experiência:

Um grupo de cientístas fechou um grupo de 4 macacos numa jaula. Quando lá punham um cacho de bananas, naturalmente um dele atirava-se ao cacho, nesse momento os cientístas mandavam um jacto de água fria sobre os restantes. Passado algum tempo e fartos da água fria, os macacos sovavam voilentamente o macaco que tentava chegar às bananas até que por fim nenhum se atrevia a lá ir.
Nesse momento trocaram um dos macacos mais antigo por um novo que desconhecendo as regras, quando aparecia o cacho atirava-se a ele. Os restantes macacos apesar de não levarem mais com a água fria, conscientes do que poderia acontecer maisuma vez sovavam o novo elemento até que este deixava de tentar agarrar o cacho.
Um a um, todos os macacos originais foram mudados sem que os novos alguma vez tenham passado pela experiência da água, no entanto sempre que um macaco novo entrava, os da segunda geração sovavam-no.
Nesse momento se porventura perguntassem aos macacos porque sovavam os novos por causa das bananas eles provavelmente responderiam "Não sei, sempre foi assim".

Esta história aplica-se a muitas realidades, mas quando se questionarem porque é que mesmo após estes anos todos continam a ir semana após semana, terça e quintas aos ensaios e aos concertos pensem, façam uma introspecção, e não respondam "Não sei, sempre foi assim"

Interino

5 comentários:

tromps disse...

Ninguém fará hoje parte da banda "porque sempre foi assim". A maioria das pessoas é adulta ao ponto de não agir com essa passividade. As pessoas estão lá - como disse no post anterior - porque gostam de lá ir e porque gostam das pessoas que aí encontram. Outra coisa é poderem tirar mais partido da sua presença e não dar só o "mínimo" de que falei.

Interino disse...

Ó Tromps tens de admitir que a experiência foi fixe e por vezes espelha muito dos comportamentos da sociedade (não a musical odivelense).

Carmen disse...

esta gente quando se inspira dá conta do pequeno cerebro de uma pessoa... gente mais intelectual... chica...

Espalha Brasas disse...

Concordo com o Tromps. Nesta altura da vida, se grande parte das pessoas continuam a ir aos ensaio, penso que não seja apenas por "Sempre foi assim".
As pessoas continuam a ir aos ensaio porque se sentem bem e porque gostam das pessoas que la estao.
Porque é que vamos sempre aos mesmos restaurantes???

Unknown disse...

É a rede social da SMO...

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru