sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Ensaios de Naipes

Ontem, fui a um ensaio de naipes...





E digo-vos... já não me sentia tão "útil", há muito tempo...


Para além do ensaio ter corrido bem, houve pouca conversa (mas aquela que houve foi divertida) ficámos todos orgulhosos, pois demos o nosso melhor (para aí 1000 notas ao lado e outras 2500 desafinadas, em média por músico) e o resultado foi... bastante razoável.


O meu espanto foi que quando nos ouvíamos a peça soava... e bem. Por incrível que pareça as notas ao lado tiveram uma influência pouco acentuada no resultado final. Claro que temos de melhorar, mas para primeira vez este ano (lectivo) foi um óptimo começo!!!


Com tudo isto quero dizer que com estes ensaios recuperámos um pouco do que se começava a perder... o tocar em conjunto, o de ouvir os outros instrumentos e outras linhas melódicas e o da camaradagem (em palco). Ou seja, recuperámos aquele prazer de ouvir os outros e encaixarmo-nos no som deles e ... fazer música. Esta é uma lição que aprendi com o nosso guru do estrado... para se fazer música não é obrigatório que toquemos as notas todas certas (se o fizermos melhor, claro!), é preciso é sentir o que estamos a fazer e saber ouvir os outros e encaixarmo-nos uns nos outros de modo a disfarçar (quando possível) as lacunas de todos nós. E isso nós já o fizemos (quase) na perfeição e agora estamos a recuperar esse "dom" da banda de Odivelas.





Obrigado a todos pelo maravilhoso ensaio e obrigado Mestre.





Até Terça





PS: Eu sei que muita gente não concordará com o que foi escrito, mas esta é só a minha opinião. Quem quiser pode comentar que eu ainda agradeço... :)


Por isso aconselho a todos que partecipemos nos ensaios de naipes em massa. Por isso madeiras e percussão... cumpram a vossa parte.


Beijinhos e abraços




pOmpOm

8 comentários:

Zaracotrim disse...

Estive aqui a pensar que os ensaios de naipes só fazem sobressair a supremacia do saxofone face aos outros tristes instrumentos da banda, ora reparem: se for ao ensaio das madeiras, vou passar 2/3 do tempo a tocar sozinha, pois nesses compassos ou estou a liderar os trompetes, ou os bombardinos, ou até mesmo os trombones, ou... estou mesmo a SOLAR, pq por muita dor de cotovelo que os incómodos 1ºs trompetes desta banda possam ter, ao sax-alto são sempre atribuídos 2 ou 3 compassinhos para ele solar à vontade e mostrar ao público quem é que manda ali. Tudo isto para chegar à brilhante conclusão que o saxofone n faz parte nem do naipe dos "queima-na-fogueira", nem do naipe dos "mata-cães" e muito menos do naipe dos "acompanhante-de-músicos", por isso... lá terei q ir a todos os ensaios de naipe! (promoção válida todos os dias excepto segundas, quartas e sextas)

tromps disse...

Se não me lembrasse do Coltrane ou Parker que já plasmei neste blog diria que o saxofone é um instrumento que só devia soar (não confundir com solar) na ilha do LOST. E mesmo assim só por 3 segundos por semana. A palavra "solo" escrita num papel de saxofone é em si uma acto de contra-natura, uma aberração nascida na cabeça de gente muito perturbada cuja morada perpétua devia ser na Av Brasil, Lx.
Quanto ao ensaio correu bem -apesar de me ter sido prometido um ice tea de limão que não apareceu.

tromps disse...

Partilho da opinião do pOmpOm: foi efectivamente bom tocar 2 ou 3 pautas seguidas, sem o mestre ter de interromper ao fim de 3 compassos: se preciso fosse, ficou mais que provado que quando o mestre tem de parar nos ensaios, isso deve-se aos outros naipes :-))

Unknown disse...

Pois, já sabes, essa sincronização é a mesma que aquela que faz sincronizar os pêndulos de 2 relógios quando os pois lado a lado, o tal ritmo do universo...;-))

Interino disse...

Que bem ficava aquele decateto sem os tchapuns e os paus de queimar.....

Hélio disse...

Aberração?? Isso vindo de alguem que toca um instrumento que so devia ser utilizado na guerra (e na caça ás raposas) pra se sobrepor aos tiros de canhões é algo... miope. Guerras, caçadas e touradas... dá pra ser mais pimba? Dá! Tatuem Angola 69 "Amor de mãe" e ficam com o kit completo!Isso e cães de loiça!

Zaracotrim disse...

Dá-lhe Hélio! eheheh :)

tromps disse...

Saxofone.... ora aqui está um instrumento que não é carne nem peixe. Um instrumento de metal que pertence à classe das madeiras!!! É uma daquelas coisas que ... só mesmo inventadas.

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru