sábado, 18 de abril de 2009

Uma fotografia

Como alguns saberão, gosto de fotografia sendo o amadorismo na arte de fotografar equivalente à de tocar - com menor prática, ainda.

Há algumas fotos antigas na SMO, especialmente as das bandas antigas, que sempre achei muito interessantes: não só olhar aquelas fisionomias de outro tempo mas também porque nos ajudam a integrar-nos numa História (a da SMO).

Com elas faz mais sentido o que fazemos.

E depois há o efeito "carpe diem": aquelas pessoas estão [uso o verbo no presente de propósito] ali de carne e osso, transformaram-se em pó e sussurram "aproveitem o dia".

Pensei nelas porque encontrei a fotografia abaixo. "Gente do século XX"; o título dava um tratado: as pessoas estão ali não como músicos mas como "gente" e com elas o fotógrafo quer representar um século. Não só com esta, porque "apenas" faz parte de um projecto mais lato, mas isso não retira a essência do nome da fotografia. "Gente do século XX". É um nome gigante. Tirada em 1929.

Como não tenho as da SMO deixo-a aqui esta. Com a colaboração do Interino vou tentar digitalizar as nossas fotografias levá-las a todos.




August Sander, People of the 20th Century, 1929

0 comentários:

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru