domingo, 5 de abril de 2009

O "preço" da Cultura - II

A pergunta lançada pelo nosso Interino tem muito interesse; realmente podemos pensar que a cultura é um domínio à parte e que não pode obedecer à lei do "vil metal": entre outros argumentos, o mais imediato é que a produção artística tem de ser livre, sem estar dependente de coisas que lhe são estranhas e que a podem pressionar/condicionar; compro o argumento, embora grandes obras artísticas tenham resultado de encomendas - os grandes pintores holandeses de XVII, a Basílica de S. Pedro, grandes obras de música, cinema, etc, etc,etc. Até porque os artistas precisam de comer. Claro que depois todos conhecemos o cliché do artista "fora deste mundo", marginal, incompreendido no seu génio em vida e idolatrado na morte; as nossas estantes e paredes estão cheias de Kafkas e Van Goghs e o próprio Fernando Pessoa praticamente não teve público no seu tempo. E estes artistas, sem relevância no tempo em que criaram, também comeram. O que ainda dá mais relevância à pergunta do nosso Interino: 80 cêntimos de euro? Com isso nem um burger...


11 comentários:

Interino disse...

Definitivamente a tua eloquência e sapiencia esmagam-me. A minha postagem foi apenas uma tentativa, penso que não muito conseguida, de fazer um humor brejeiro com o preço dos bilhetes e pelo facto de estarmos para lá das cancelas..
Depois vens tu com um tal Van Gogh... O único Van que conheço são as Vans no Brasil (Monovolumes), o Van Basten (Jogador de futebol) e os Van Dunen (nome muito corriqueiro em Angola).

Pronto, mais uma brejeirice...(a profundidade intelectual não é para todos...)

ponta_final_tromps disse...

Sim... a profundidade intelectual não é para todos... e vê-se que a tua se resume à profundidade de uma colher de chá...

Interino disse...

Oh, ponta final, muito me bajulas. Esperava que dissesses que tenho a profundidade intelectual da faca da manteiga.....

ponta_final_tromps disse...

Visto teres a profissão que tens, essa frase iria afectar não só a tua pessoa mas também as que directa ou indirectamente dependem dos teus conhecimentos.
Não estou aqui para ofender ninguém, mas sim para frisar evidências.

Interino disse...

Talvez precise de uma auditoria externa...

tromps disse...

O ponta_final_tromps anda muito acintoso (1) nos seus comentários. Deve ser defeito de profissão...

(1) as minhas humildes desculpas ao interino por usar este termo; para a próxima usarei um mais corrente, tipo .... pertinaz

Interino disse...

Epá, pertinaz rima com atrás...
Apesar dos termos vilipendiosos com que o ponta final assaz me acomete, não posso deixar de exarar a minha euforia pela proficuidade de opinadelas que a minha mui modesta postagem desepoletou.

ponta_final_tromps disse...

Passou-se...

Pindérico...

Interino disse...

Podes chatear-me o que quiseres, denegrir a minha imagem como quiseres, que facturas falsas não encontras, nem activos tóxicos, nem outros afins.

ponta_final_tromps disse...

Não, facturas falsas não encontro!!!
O que eu encontro, sem realizar "trabalho de campo" de auditoria são facturas, de certeza com alguma antiguidade, não lançadas na contabilidade (ver post: "Uma pasta" com data de 31.03.2009

Activos tóxicos não encontro porque não há guito para mandar cantar um cego, quanto mais para investir.

Não antagonizes o auditor. Qualquer dia ainda te arrependes...

Interino disse...

A FÚRIA DO AUDITOR de Quentin Tarantino....

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru