terça-feira, 31 de março de 2009

Uma pasta

Agora que estamos de mudanças/obras (quer se queira quer não são sempre alturas indutoras de actos/(pelo menos)pensamentos de catarse) acho que podemos olhar para nós e "questionar o óbvio", olhar com os olhos de quem está de fora e fazer aquelas perguntas que nunca fazemos: "é para ficar ou deitar fora?" "porque é que guardei isto?" "o que está a fazer aqui esta -----?" "porquê...".

Insuflado deste pequeno lampejo de pensamento (pensá-lo era pedir ainda mais que uma SMO nova), olhei para a pasta dos papéis.



Graças aos Céus que a maior parte das vezes quem maneja a nossa pasta é o meu amigo "interino". A minha organização mental ia precisar de actualização de firmware para conseguir encontrar um papel em menos de... digamos ... 3 minutos.
Abri a pastita, assim meio a medo, como quem abre a caixa de Pandora, e vi:

- várias marchas graves das quais destaco as clássicas "Padroeira", "Devoção" e "Glória à Virgem"
- memórias de muitas marchas populares com os sugestivos nomes de "Marcha da Ramada" (2001, 2004 e sem data), "Paixão de saloia", "Lindas saloias"
- canções políticas como as imortais "Grândola vila morena", "E depois do adeus"
- as míticas peças como "Abraço a Portugal", "Suite alentejana" (estranhei não encontrar a "France"), "When the saints go marching in" (ou simplesmente "marching"), - para pena minha não encontrei o "Rock viruta" nem o "Concerto para um Verão"-, "Can't take my eyes of you" (pelas piores razões - vocês sabem a que me refiro ...)
- algumas (quase) bandas sonoras: ainda o "Can't take...", (d'"O caçador), mas também "Luzes da Ribalta" (de onde é que isto veio?), "Titanic", "Verdes anos", Canção de Lisboa", "Schinler's list"
- marchinhas antigas: "Lijnbaan mars", "Cavalo de Tróia", "Anchors aweigh" - que será feito do "Domingo de Páscoa"?
- arranjos de monstros da música: Beethoven, Rolling Stones, Supertramp, Mozart, Santana, Verdi, Eric Clapton
- músicas fora de tempo: "The magic of Christmas", "Drummer boy"
- alguns devaneios: "Pilatus", "Les misérables", "Music", "Sing, sing, sing", "Persis", de John Williams "Evening at pops" e "Highlights from Hook", "Nostrodamus", "Porgy and Bess", "Earth, wind and fire"

Depois encontrei "coisas para lá da compreensão": um papel de uma coisa chamada "S João Bonito" ????; outro de "Auld lang syne" ????; outro de "But not for me" (de Chet Baker); outro de "The elephant song" - para trompa em fá. Alguém tem algum lampejo de explicação para isto?

E finalmente há as coisas "esquisitas":
- 2 inventários de instrumentos
- 1 relação de telefones dos músicos
- várias folhas soltas de vários métodos de trompete
- 1 diploma passado em nome de Pedro Fonte por ter participado no VII Encontro da Bandas Amadoras da Charneca - Lisboa, em 7 de Junho de 1998 - assinado pelo punho do Presidente da dita JF
- 1 programa da Cinemateca de Lisboa de Setembro de 2008 (quase actual)
- 1 programa do Concerto de Natal, em 7 Dezembro de 2002, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra
- 1 factura de palhetas de 19€ - ao menos o bocal não dá despesa

A cereja em cima do bolo: a "Partitura Hino da SMO", estando manuscrito na últina página, "Extraído de papéis antigos existentes, arranjo desta partitura por Armandino Massano Leitão, Odivelas, 14 de Março de 1982"

Depois dito só me resta dizer "a minha pasta é um mundo".

7 comentários:

ponta_final_tromps disse...

Isso não é uma pasta... é o arquivo nacional da Torre do Tombo - versão foleira... Diplomas, folhetos e músicas (literalmente) do século passado...
Reformas precisam-se... tanto no país como na pasta de 1º Trompete.

Se precisares de um estudo custo-benefício sobre este tema, fala comigo...

TubaMístico disse...

Desconfio que a factura de palhetas é uma proveniente da Lena. Penso que deve ser uma das que não lhe pagaram... As pastas são um verdadeiro buraco negro, mesmo do ponto de vista orçamental...

Interino disse...

Epá,

Interino disse...

Outra vez ...

Epá, parece que se descobriu a quem pagar a factura. Aquela pasta é como algumas empresas, só pagam o que é devido aos clientes se eles reclamarem, senão fazem por esquecer.
Vou tratar disso asap.

ponta_final_tromps disse...

Peço desculpa por incomodar, mas essa factura estava em acréscimo de custos??? Ou seja, estava considerada no balanço da SMO?? Era de que ano?? É que, tendo em conta o valor de resultado líquido antes de impostos (RAI) da SMO, podemos estar na presença de:
1) Um grave problema de controlo (afinal existem facturas não contabilizadas)
2) Um possível erro material nas contas (19 Eur.) pode ser muito significativo

Penso que isto pode dar direito à prisão do chefe da contabilidade da SMO, podem dizer quem é ele?? Só para eu avisar os meus amigos na Judiciária...

tromps disse...

Não sei se fico contente por a Lena recuperar os seus euros ou triste por a SMO ficar sem os mesmos euros. Mas uma conclusão podemos tirar: este blog está a promover um verdadeiro serviço público.

Daniel Vieira disse...

"S. João Bonito" toda a gente conhece. Pode não conhecer é por este nome... Mas é uma célebre marcha de Lisboa. "Auld lang syne", grande sucesso, é quase o Hino das Américas!
Ora quem não conhece estas duas grandes obras, pouco mais conhece!
Abraço!

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru