sábado, 28 de fevereiro de 2009

Compreender !!

O Título deste post pode-se ainda traduzir em: "O Objectivo mais nobre que a arte da música pode almejar", explico de seguida:

Há uns dias atrás foi ver o filme "O Leitor" (sim, tendo em conta a saga dos óscares)...

É sem dúvida um filme que pode servir de base a uma campanha de alfabetização, um bom filme... não é fantástico, mas é bom...
Há, no entanto, uma expressão no filme que diz que "We are trying to understand"...

Penso que é das expressões mais fortes do filme...

Para quem não sabe é um filme que gira em torno nos julgamentos de Heidelberg, relativamente aos colaboradores do regime Nazi (em meados dos anos 60) - não confundir com os julgamentos de Nuremberg.

Ora, daí que seja importante compreender... Compreender principalmente 2 coisas:
1) Como pode uma sociedade deixar-se levar ao extremo da loucura e da xenofobia?

2) Como é que os elementos dessa mesma sociedade podem permitir que praticamente se destrua uma raça motivados pelo ódio, discriminação e ignorância??

Há 2 ensaios atrás o nosso maestro trouxe uma música para testar, uma música bastante triste, com uma melodia melancólica e que, se a ouvirmos com atenção, transmite todo o sofrimento e toda a dor de uma população...

A música ajuda a compreender o que essas pessoas sofreram... E ao compreendermos essa dor, podemos abandonar a ignorância do desconhecimento e, quem sabe, permitir que uma situação igual não se repita no nosso tempo.
(Apesar de posteriormente a este espisódio triste na História da Humanidade e ainda hoje em dia se terem cometido e cometerem genocídios em África, Ásia e até na Europa).

Sim, a música é triste... Mas porque recordar e compreender é importante...

Apresento-vos o Tema principal de "A Lista de Shcindler" (sem dúvida, um dos filmes da minha vida) by John Williams

1 comentários:

tromps disse...

Não vi o filme (aliás, eu tenho a impressão que não se fizeram filmes desde 2002, mais propriamente desde que nasceu o mini) mas fui olhar o trailer no YouTube: o olhar resposta da Winslet ao miúdo que pergunta "do you love me?" é fenomenal. O filme não será mais um acto de exorcismo alemão ao Holocausto? O facto de se procurar compreender não é garantia que não volte a acontecer, noutro local, noutra altura, com outros personagens. Eu próprio, quando vejo um clarinete não compreendo como é que não são todos lançados numa linda fogueira :))

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru