terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Boas Festas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Uma lista dos 100 melhores discos da década

Digo "uma lista" porque qualquer enunciação de "o melhor" e de "o pior" é sempre apenas "uma lista": reside num determinado gosto e no sistema cultural do enunciador e será sempre, em última análise, "a melhor lista da pessoa que a enuncia".


Com todas as críticas que se podem cravar nesta e em todas a listas, tem a virtude de abrir pistas e reposicionar o nosso olhar entre tudo o que nos passou pelos olhos/ouvidos que não será mais que acessório e aquelas coisas que devemos, se calhar, (voltar a) ouvir com um pouco mais de atenção.

Lista do Times para os melhores 100 discos pop da década - há outras listas no mesmo sítio do Times mas o link é para a música pop.

A Zaracotrim vai gostar de ver quem está em 1º e 3º.

Gostei de ver na lista o 100º, 26º, 21º, 9º e desconfiei - mas assim vou ter de ouvir - do 5º.

Ver aqui.


sábado, 5 de dezembro de 2009

Uma resposta por semelhança de sobrenome

Falou-se aqui de Jorge Salgueiro. Sabe sempre bem uma pontinha de intelectualidade num mar de algumas banalidades. Como é que se pode apreciar Kubrick sem se ter visto o Rambo? Quem se atrever à discussão que responda.

Esta música -aliás todo o disco "Os dias da Madredeus" - foram uma revelação para muita gente. Podia dizer "aparição" mas depois iriam acusar-me de elitismos por estar a tomar de empréstimo outra revelação/aparição/revolução na cultura portuguesa, desta feita o livro de Vergílio Ferreira. Feito este parêntises, que não teve direito aos ditos (parêntesis) mas ao menos teve pontução com direito a pontos finais e tudo - peço desculpa o novo deslize com sabor a Saramago - quero só dizer que a canção que em baixo apresentou-se-me como uma coisa nova cujo efeito perdura até hoje. Uma voz extraordinária e um acórdeão a falar com uma violoncelo. E depois, uma vaca em chamas guiada por um homem? Só isto desperta a atenção de qualquer um. Faz-me lembrar outra vaca cuja imagem não mais se apagou assim que a vi: a vaca sacrificada em Apocalipse Now. Fica para outro dia. Depois de tantas referências culturais já não me apetece falar de Wagner, Josehp Conrad, The Doors....


Um tipo tira(-se) uma fotografia por dia desde 2000. O vídeo abaixo ilustra 6 anos. Não me parece um exercício de narcisismo. É formidável: como é que alguém tem a força para manter um projecto destes - tão pequeno e no entanto incomensurável - há quase 10 anos? Pose anónima, olhar inexpressivo, milhares de fotografias com uma cara enquadrada. Fica-se a olhar. A olhá-lo enquanto ele nos olha.




As fotografias diárias desde 2000 a 2009 podem ser vistas aqui

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Jorge Salgueiro

Retomando uma rubrica de longos pergaminhos deste espaço de verdadeiro serviço publico, deixo um exemplo do talento que (ainda) conseguimos produzir e manter, apesar das dificuldades conhecidas (nao vamos por ai, sff...), agora na variante de composiçao.

Alguns reconhecerao o nome e poderao encontra-lo no topo de 'Talent de Bien Faire', obra recente na nossa estante... bastante original e um sucesso.. digamos, razoavel....... porque nao retoma-la?

Reforçando a nacionalidade (resquicios do 1 Dezembro?!), Jorge Salgueiro, em Ensaio Sobre a Cegueira:









Espero que gostem, tanto como eu, pelo menos...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Peter and the Wolf (para crianças)

Já sabemos onde é que o maestro foi buscar os nomes e referências para os excertos de narrativa!!!

Existe disponível no youtube uma versão dobrada em português (do Brasil), no entanto, devido a ser uma versão VHS tem alguns problemas sonoros, pelo que coloquei aqui a versão em Inglês.

Parte 1


Parte 2

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru