terça-feira, 31 de março de 2009

Uma pasta

Agora que estamos de mudanças/obras (quer se queira quer não são sempre alturas indutoras de actos/(pelo menos)pensamentos de catarse) acho que podemos olhar para nós e "questionar o óbvio", olhar com os olhos de quem está de fora e fazer aquelas perguntas que nunca fazemos: "é para ficar ou deitar fora?" "porque é que guardei isto?" "o que está a fazer aqui esta -----?" "porquê...".

Insuflado deste pequeno lampejo de pensamento (pensá-lo era pedir ainda mais que uma SMO nova), olhei para a pasta dos papéis.



Graças aos Céus que a maior parte das vezes quem maneja a nossa pasta é o meu amigo "interino". A minha organização mental ia precisar de actualização de firmware para conseguir encontrar um papel em menos de... digamos ... 3 minutos.
Abri a pastita, assim meio a medo, como quem abre a caixa de Pandora, e vi:

- várias marchas graves das quais destaco as clássicas "Padroeira", "Devoção" e "Glória à Virgem"
- memórias de muitas marchas populares com os sugestivos nomes de "Marcha da Ramada" (2001, 2004 e sem data), "Paixão de saloia", "Lindas saloias"
- canções políticas como as imortais "Grândola vila morena", "E depois do adeus"
- as míticas peças como "Abraço a Portugal", "Suite alentejana" (estranhei não encontrar a "France"), "When the saints go marching in" (ou simplesmente "marching"), - para pena minha não encontrei o "Rock viruta" nem o "Concerto para um Verão"-, "Can't take my eyes of you" (pelas piores razões - vocês sabem a que me refiro ...)
- algumas (quase) bandas sonoras: ainda o "Can't take...", (d'"O caçador), mas também "Luzes da Ribalta" (de onde é que isto veio?), "Titanic", "Verdes anos", Canção de Lisboa", "Schinler's list"
- marchinhas antigas: "Lijnbaan mars", "Cavalo de Tróia", "Anchors aweigh" - que será feito do "Domingo de Páscoa"?
- arranjos de monstros da música: Beethoven, Rolling Stones, Supertramp, Mozart, Santana, Verdi, Eric Clapton
- músicas fora de tempo: "The magic of Christmas", "Drummer boy"
- alguns devaneios: "Pilatus", "Les misérables", "Music", "Sing, sing, sing", "Persis", de John Williams "Evening at pops" e "Highlights from Hook", "Nostrodamus", "Porgy and Bess", "Earth, wind and fire"

Depois encontrei "coisas para lá da compreensão": um papel de uma coisa chamada "S João Bonito" ????; outro de "Auld lang syne" ????; outro de "But not for me" (de Chet Baker); outro de "The elephant song" - para trompa em fá. Alguém tem algum lampejo de explicação para isto?

E finalmente há as coisas "esquisitas":
- 2 inventários de instrumentos
- 1 relação de telefones dos músicos
- várias folhas soltas de vários métodos de trompete
- 1 diploma passado em nome de Pedro Fonte por ter participado no VII Encontro da Bandas Amadoras da Charneca - Lisboa, em 7 de Junho de 1998 - assinado pelo punho do Presidente da dita JF
- 1 programa da Cinemateca de Lisboa de Setembro de 2008 (quase actual)
- 1 programa do Concerto de Natal, em 7 Dezembro de 2002, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra
- 1 factura de palhetas de 19€ - ao menos o bocal não dá despesa

A cereja em cima do bolo: a "Partitura Hino da SMO", estando manuscrito na últina página, "Extraído de papéis antigos existentes, arranjo desta partitura por Armandino Massano Leitão, Odivelas, 14 de Março de 1982"

Depois dito só me resta dizer "a minha pasta é um mundo".

segunda-feira, 30 de março de 2009

Viagem a França, 1989 - IV

Foi uma mini-maratona de concertos. Os meus beiços nunca mais tocaram tanto (não falo em qualidade, apenas quantidade) em tão pouco tempo. [exceptuando talvez algum Festival Ibérico em que tive de fazer uns veste-despe entre desfiles, concertos de Banda e concertos de Orquestra de grupos diferentes]

domingo, 29 de março de 2009

Viagem a França, 1989 - III

Por este dia há 20 anos atrás - o último concerto foi no dia 26, em conjunto com a banda de Clermont Ferrand - já devíamos estar de volta a Portugal.

Deixo aqui todas as fotografias que conservo da viagem. Além de serem poucas - na altura não havia o desperdício das máquinas digitais - são de fraca relevância documental e ainda menor qualidade artística. Mas servem o seu propósito de espicaçar a nossa memória.


terça-feira, 24 de março de 2009

Aznavour

Transponho para o blog um vídeo partilhado em e-mail pelo nosso pOmpOm.
Se lhe tenho de agradecer a partilha do vídeo - Aznavour não será dos meus cantores favoritos no género mas não deixa de pulsar em algumas músicas a minha corda "romântica" - tenho de rectificar a "informação" que o vinha a acompanhar: as belas senhoras não são filha e esposa de Aznavour. O vídeo foi retirado da semi-final de um concursos para aspirantes a cantores, chamado Star Academy e as duas jovens são Sofia Essaïdi e Elodie Frégé. Ganhou a loira Elodie - embora não me pareça que haja grande dúvida que a Sofia - nascida em Casalanca em 1984 - é melhor.


Música lá para os lados de Berna, Suiça

Contributo por e-mail - que eu transponho para este blog - da nossa emigrante Carmen sobre "bandas como a nossa" na Suiça.



Podemos discutir a "qualidade" sonora, interpretativa, visual, performativa, eu sei lá que mais desta banda. O que é indiscutível é que eles estão contentes com o que estão a fazer, a bombar - com os seus barretes quentinhos - quase non stop durante 8 minutos. E esse gozo ninguém lhes tira. E para haver grandes orquestras tem de haver na sociedade associativa/civil este tipo de grupos e será deste humús ( não digo estrume para não haver segundas interpretações - embora o efeito final seja o mesmo) que emergirão os grandes músicos, aqueles que quando tocam nos fazem esquecer o nosso corpo e elevam a nossa alma - ou o que está em nós por ela - a um estado de felicidade divina. [desculpem esta última parte mas com estou a ler "A Odisseia" deixei-me levar no espírito da coisa. Vou tentar fazer com que não volte a acontecer]

quinta-feira, 19 de março de 2009

Viagem a França, 1989 - II

A viagem continua. O programa é apertado. De terreola em terreola à volta de Clermont Ferrand lá vai a banda de tugas a tocar pelas ruas.


segunda-feira, 16 de março de 2009

Viagem a França, 1989 - I

Aqui está a 1ª parte do diário em vídeo da viagem a França da SMO em 1989 - transposição de filme em VHS. A música é muito má (e não vale a pena culpar o VHS por isso) a imagem é pior que um download ilegal de um filme gravado por uma câmara amadora numa sala de cinema mas há tantos "tesourinhos deprimentes" a descobrir que a postagem deste vídeo faz todo o sentido.

Passaram 20 anos. É muito bom descobrir quem passados estes anos ainda tem a coragem (além do gosto) de continuar a tocar na banda. É bom ver e lembrar todos os outros.





O trompete que levei a França era um Amati da Banda de Loures - supostamente melhor que o Toneking que tinha de Odivelas - e que na viagem de ida caiu dentro do autocarro e amachucou a "volta" principal. O som "natural" já não era muito bom mas assim terá ficado (ainda) pior. Não terá tido nada a ver com este facto mas nesse ano recebi o Getzen que ainda tenho e que já aqui mostrei em peças.

sábado, 14 de março de 2009

Eyes wide shut

Em resposta ao post do TubaMístico aqui deixo outro filme de Kubrick na lista dos "filmes da minha vida": "Eyes wide shut".

Mais uma vez a música veste-se de personagem e leva-nos além do que vemos. Ligeti (o mesmo da música de "2001") dá a mão a Shostakovich e ambos guiam-nos neste filme sublime.





sexta-feira, 13 de março de 2009

2001

Recentemente revi o filme 2001 odisseia no espaço. A Lena viu-o pela primeira vez. Para mim será talvez um dos filmes com um melhor "casamento" entre a música e a imagem. Não vou sequer tentar comentar a obra, mas este é sem dúvida um aspecto que tornou o filme numa das obras primas do cinema.

terça-feira, 10 de março de 2009

Vídeo musical

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru